Na hora de tomar chá, o serviço da mesa nunca estará completo sem uma colher apropriada. Você pode ter uma xícara linda, um pires ricamente decorado, uma toalha de renda e um jardim florido à sua frente mas sem a colher o chá não estará completo.
A colher é um complemento importantíssimo, mesmo para aqueles que não querem servir-se de açúcar: a maioria sentirá a tentação irresistível de provar o chá com a colher antes de levar a xícara à boca. Não sabemos por que isso acontece – os neurocientistas saberão responder, mas essa não é a nossa competência. Aqui no Senhor Chá nós entendemos é de chá.
Pois bem: os livros de história dizem que as colheres apareceram primeiro em Roma. Mas a primeira colher de chá só apareceu em 1686, na Inglaterra, num anúncio do London Gazette. De lá para cá ela ganhou as mais variadas versões e chegou a ser transformada em medida (5ml, mais ou menos) e em expressão popular: “dar uma colher de chá” a alguém é sinônimo de ajuda a quem está fragilizado, tal como se dá o chá aos bebês ou aos doentes.
Foto: Flickr / @zeevveez
[fblike style=”box_count” float=”left” showfaces=”true” width=”100″ verb=”like” font=”arial”]